O professor do presente e do futuro.
Weslei Odair Orlandi
Chegamos ao século XXI e com
ele todos foram colocados frente a frente com as realidades do presente e os
desafios do futuro. Em todos os setores da vida novos avanços, métodos e
conceitos chegam a cada instante para tomar o lugar do tradicional, e, não
poucas vezes, disfuncional.
Na área da educação não é diferente. As revoluções de
mídia e os conceitos inovadores de ensino-aprendizagem também vieram para
ficar. Todas as coisas estão sendo trocadas, e os métodos focados na pessoa do
professor também.
Hoje, ainda temos a presença quase que generalizada de
professores a moda antiga. Estes são aqueles que não abraçaram definitivamente
– muitos nem mesmo parcialmente – as novas tecnologias e dinâmicas de ensino.
De acordo com José Manuel Moran “os modelos de ensino focados no professor
continuam predominando”. E acrescenta: “Os alunos estão prontos para a
multimídia, os professores em geral, não”. Essa é a realidade incontestável e
também o maior desafio que têm diante de si. O descompasso, entretanto, entre
as novas tecnologias e as tradições elencadas pelos educadores tradicionais não
tem deixado de cobrar seu alto preço. Segundo Moran “muitos professores têm
medo de revelar sua dificuldade diante do aluno (...) percebem que precisam
mudar, mas não sabem como fazê-lo, e não estão preparados para experimentar com
segurança”.
O professor com vistas para o futuro, entretanto, não
pode resignar-se. Ensinar é um processo complexo, dinâmico e em franca
modificação. Com a ascensão das novas tecnologias o educador contemporâneo e que
não pretende ficar preso ao passado deve ir à busca do “novo”. A nova sociedade
e seus novos alunos interconectados não suportarão mais em pouco tempo aqueles
que não são atraídos por novas ideias, que não transmitem competência tanto no
trato quanto também no uso das possibilidades virtuais. O novo professor do
século XXI será aquele que abrir mão do uso dos métodos tradicionais para
aderir ao fascinante mundo das tecnologias de comunicação. Assim, ele estará
não só se posicionando em definitivo no novo século e milênio, mas também
ampliando suas atribuições alem de cooperar com as expectativas e necessidades
do novo aluno.
Comentários