Pensamentos


Weslei Odair Orlandi

Fitafuso, o experiente diabo velho e tio do jovem diabo Vermebile, é apenas um personagem no imaginário da obra de C.S. Lewis, porém as palavras que foram postas em seus lábios pela habilidade excêntrica do autor em “Cartas de um diabo a seu aprendiz” deixam lições surpreendentes a todos os leitores.
Num discurso zombeteiro e irônico sobre os humanos Fitafuso adverte Vermebile que o grande propósito deles não é enfiar idéias em suas cabeças, mas deixá-las de fora. O que eles querem é evitar que olhem para Deus e voltem-se para si mesmos.
É engraçado como nos vemos fazendo parte desta engrenagem sutil sem que demos conta disso.
O homem jamais vive à margem dos pensamentos. Descartes afirmou: “Cogito ergo sum” (Penso, logo existo); assim, existimos porque pensamos.
Os pensamentos jamais podem ser aniquilados ou preteridos em nossas mentes. Precisamos, em vez de lutar para apagá-los, usar a esperteza que Deus nos deu e reorganizar nossas mentes substituindo pensamentos negativos por pensamentos positivos.
Somos sim, capazes de treinar e redirecionar nossos pensamentos mirando-os noutras direções.
Não podemos impedir que um pensamento nos alcance, mas podemos proibi-lo de ficar conosco.
A grande arma de satanás não é gerar em nós pensamentos hediondos, mas privar-nos daqueles que nos fazem saber quem somos (somos mais do que vencedores), de onde viemos (de Deus) e para onde vamos (para o céu). Por isso nesse ano de 2008 mentalize as palavras de Paulo aos Colossenses e aos Filipenses:

Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.
Colossenses 3:2 (NVI)

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nestas coisas.
Filipenses 4:8 (NVI)

Tragamos de volta os bons e edificantes pensamentos que se foram. Ocupemo-nos com aquilo que pode nos dar esperanças (Lm 3:21). Treinemos nossas mentes predispondo-as para olhar sempre adiante e também para cima. Entreguemo-nos à Presença completamente real do Deus todo-poderoso; certifiquemo-nos sempre de que ela está focada no Altíssimo. Firmemo-nos no propósito de nunca perder o alvo. O resultado será excepcional: O Deus de paz será conosco, e esta paz, que excede todo o entendimento guardará os nossos corações e os nossos sentimentos, em Cristo Jesus.

Feliz pensamentos para todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comer peixe não basta.

GUIADOS PELA NUVEM

Sermão C.S. Lewis - "O peso de glória".