Por falta de assunto


Weslei Odair Orlandi

Por falta de assunto, resolvi escrever. Mas escrever o quê? Assunto não falta, o que falta é saber sobre que assunto escrever. Assunto é aquilo de que se trata, que é matéria ou objeto de consideração. Assunto é aquilo que desperta interesse, que chama atenção.
Resolvi escrever. Mas escrever o quê? Assunto não falta, o que falta é saber que assunto interessa quem lê. Existem muitas formas de assunto e muitos assuntos sem forma, sem informação, sem eira nem beira, que servem pra tudo menos pra ser chamado de assunto.
Outro dia me vi em apuros. Encontrei-me com um amigo, desses que acha assunto e tempo pra tudo. No primeiro instante decidi que não iria agüentar muito daquela tagarelice sem fim, verborragia inútil, palavrório em cascata, mas com poucas idéias. Maquinei um jeito de escapar; disse a ele que o assunto era bom, mas que precisava ir embora. De empolgado que estava, nem me ouviu, ou se ouviu, fingiu não ouvir. Continuou falando, e falando falou até que, de tanto falar se engasgou com saliva. Nem assim se deu por vencido: lembrou-se de um outro dia em que se engasgara com uma semente de jabuticaba. “Foi assunto pra semana inteira”, falou meu amigo ainda pigarreando por causa do engasgo recente.
Sentei-me e, resignado, tentei encontrar conforto nas palavras de Tiago, o apóstolo: “Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”.
“Uma hora ele vai se cansar” – pensei, e antes que pudesse fazer alguma interpolação, vi aproximar-se de nós um outro rapaz, um outro amigo meu que também gosta de falar e acha assunto e tempo pra tudo. Foi pura sorte, na verdade um golpe de misericórdia que pôs fim ao meu sofrimento. Eles, de tão empolgados que ficaram com os assuntos do dia, acabaram se despedindo de mim, misturando adeus com risada, risada com salada de fruta (que era o assunto que eles haviam começado a tratar) e então se foram. E eu, bem... eu, depois de tanto ouvir meus amigos tarelos acabei descobrindo que em vez de falar queria escrever.
Então, tentei escrever. Mas, escrever sobre o quê?
“Assunto não falta – argumentei mentalmente – o que falta é saber sobre que assunto escrever”. E depois, de tanto pensar, acabei escrevendo sobre a incapacidade de escolher sobre que assunto falar, quando não se sabe escolher um assunto que seja assunto para o assunto em questão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comer peixe não basta.

GUIADOS PELA NUVEM

Sermão C.S. Lewis - "O peso de glória".