Para 2010 há bons e maus conselhos: a escolha é sua.


Weslei Odair Orlandi


Todos os fins de ano são parecidos. Quando avistamos dezembro somos tomados por um sentimento de dever cumprido; desaceleramos, realizamos balanços, fazemos as pazes com a balança para não termos de nos sentir culpados com os excessos que certamente virão, recebemos o décimo terceiro salário, pagamos contas antigas, viajamos, recebemos parentes em casa, vamos às compras (alguns preferem esperar pelas liquidações), fazemos planos para o ano novo...

Ah, os planos! Como bons brasileiros, somos teimosos, esperançosos, otimistas; não desistimos nunca. O fim de um ano difícil jamais é tido como prenúncio de dias ainda mais críticos; sempre estamos no aguardo de dias melhores. Isto é saudável e está inclusive de acordo com a Bíblia. No livro de Eclesiastes somos desafiados a isso mesmo, afinal de contas “quem está entre os vivos tem esperança” (Ec 9:4).

Outra presença indispensável no final de ano é a dos conselhos e dicas de auto-ajuda. Esses nunca faltam e nem poderiam. É salutar atentarmos à sabedoria, ainda que seja a popular. Um pouco a mais de sabedoria nunca é demais.

Na condição de pastor e conselheiro este é um momento no qual me sinto inclinado a também dar conselhos. Este ano resolvi ser um pouco mais ousado. Cansado de dizer os mesmos chavões de sempre, pretendo ser mais democrático com todos. Assim, minha decisão foi a de preparar uma lista não só de bons conselhos, mas também de maus conselhos (vinte ao todo). Não sei se vou conseguir ser tão bom e tão mau ao mesmo tempo. Vou tentar ser o mais claro possível.

Os meus dez bons conselhos para quem quer fazer uso deles não são na verdade meus. Pincei-os da Bíblia (confira se estou certo lendo Êxodo 20:1-17). São eles: Não substitua Deus por absolutamente nada. Jamais idolatre qualquer coisa ou pessoa. Não trate Deus como se ele fosse comum. Jamais se esqueça de que descansar é uma ordem divina e não um sinal de fraqueza ou de preguiça. Honre seus pais e respeite aqueles a quem você deve isso. Jamais cometa um assassinato (isso inclui não odiar, 1 Jo 3:15). Não cometa adultério. Não se apodere do que não é seu. Não conte mentiras e nem passe uma falsa impressão. Jamais cobice o que é dos outros.

Esta é uma lista repleta de bons presságios. Quem examinar com cuidado cada um desses conselhos e colocá-los em prática será feliz em todos os seus caminhos. Agora, se você acha que essa lista é densa demais e impossível de ser praticada, então deixa eu lhe dar a lista dos dez conselhos maus que alguns corajosa ou irresponsavelmente, não sei bem ao certo, preferem gerir ao longo dos meses. São eles (Ah, sim! Antes de lê-los é bom que se saiba que eles não podem ser encontrados na Bíblia): Preocupe-se bastante; comece a fazer isso amanhã mesmo. Acredite severamente nas suas previsões pessoais. Lute com todas as suas forças para ficar rico. Compare-se com outros pelo menos uma vez por dia. Aumente sua lista de inimigos. Fique irritado com todos; suspeite deles; não perdoe ninguém e jamais leve desaforo pra casa. Seja extremamente radical com suas imperfeições. Nunca deixe de se sentir culpado por tudo. Gaste mais do que você ganha. Não leve tão a sério o que a Bíblia diz, afinal, Deus é amor. Procure cumprir todos os nove itens citados acima e assim em um ano você provavelmente conseguirá se “libertar” para sempre da enfadonha tarefa de fazer listas, ouvir conselhos e tentar ser melhor cada vez que o ano novo chega.

Uma última palavra: antes de achar cômico esse texto ou de péssimo mau gosto reflita um pouco no que você fez em 2009 e com qual das duas listas suas ações foram mais parecidas. Também pare e pense no que você sinceramente está preparando para os próximos 365 dias! Agora que você já tem a lista dos bons e maus conselhos, a escolha é sua. A todos os meus leitores graça, misericórdia, paz e que 2010 seja realmente 10!

Comentários

Anônimo disse…
Oi pastor! Graca, misericordia e paz pra toda sua familia em 2010tbm! beijos pra Adriane e pras criancas.. a neve aqui ta brava, por isso estou trancada em casa num sabado a tarde rsrsrs... gostei desse artigo, bem verdadeiro e pratico ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Comer peixe não basta.

GUIADOS PELA NUVEM

Sermão C.S. Lewis - "O peso de glória".