Sou FICHA LIMPA, e você?
Weslei Odair Orlandi
Finalmente foi publicada em língua portuguesa a famosa produção literária de Eugene Peterson “A mensagem” (The message). Numa linguagem cativante e explicativa não duvido que fará em português o mesmo sucesso que tem feito em língua inglesa. Eu, que sempre aguardei por esse momento, já estou deliciando-me com essa riqueza e, confesso, é realmente valiosa!
Hoje por exemplo deparei com o Salmo 32 e entusiasmado reli várias vezes o primeiro verso que diz: “Considere-se afortunado, feliz mesmo: você que ganhou um novo começo e cuja ficha está limpa”. Gostei muito dessa linguagem, especialmente, claro, por ela dizer que minha ficha está limpa!
Ficha Limpa é uma expressão que se tornou popular entre os brasileiros que sonham com menos corrupção e que em forma de lei visa impedir que políticos com condenação na Justiça possam concorrer às eleições para funções legislativas e executivas. Pena que ainda não saiu do papel. Ao menos não no Brasil, pois no Reino de Deus “ficha limpa” já é uma realidade.
No Reino de nosso Senhor ficha limpa é todo aquele que tendo sido justificado pela fé em Cristo Jesus foi declarado inocente, justo e, portanto, apto para desfrutar da salvação que gratuitamente nos é oferecida por Jesus.
De acordo com os escritos de Paulo aos Colossenses possuíamos outrora um escrito de dívida – uma nota promissória impagável – contrário a nós (Cl 2.14), mas que pela morte expiatória de Cristo foi cancelada nos dando novo alento. Na verdade o que Cristo fez foi “remover” qualquer acusação formal e legal que pesava contra nós pecadores contumazes possibilitando que agora sem ilegalidades ou meias-medidas possamos trilhar o caminho da salvação.
Ser ficha limpa talvez não seja o sonho de consumo de todos os políticos no Brasil o que exigiria deles correção em seus atos o que também explica a incessante luta por protelar o dia em que a lei vai finalmente valer de verdade. Todavia, para nós cristãos essas palavras soam como o borbulhar das águas para o moribundo sedento.
Eu, pela graça de Deus, sei que já posso dizer em alto e bom som: SOU FICHA LIMPA. Espero que você também já tenha recebido esse inefável presente de Nosso Bendito Benfeitor tendo se tornado num afortunado – feliz mesmo – cidadão do Eternamente Real e Incorrupto País chamado Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo onde recomeçar sem manchas e lembranças dolorosas não é utopia, mas fato consumado.
Comentários
www.paradoxojovem.blogspot.com