SAIBA COMO IDENTIFICAR UM GRANDE PROJETO.




 Weslei Odair Orlandi


                                               “E, tendo nascido Jesus em Belém da Judéia...” (Mateus 2.1).

Releia com atenção esta frase e perceba o que está contido nela. Imagine o mundo sem esta pequena, mas poderosíssima declaração. Sem ela, onde estaria você agora?  
Com certeza está aí a síntese do maior de todos os projetos de Deus – e que ninguém se esqueça de foi Ele também quem criou os céus, a terra e todo o vastíssimo universo.
   O nascimento de Jesus não foi apenas um evento espiritual vultoso, mas também um projeto ousado e comprovadamente fantástico. Quem lê os evangelhos e atenta para esse episódio não pode deixar de aprender lições valiosíssimas sobre projetos de sucesso.
   O mundo está cheio de pessoas com idéias e projetos. Alguns deles nunca sairão do anonimato e tampouco deixarão de ser pequenos. Outros surgirão para brilhar, para serem grandes e muito admirados. Nesse universo de possibilidades algumas características determinam a extensão, a profundidade e a envergadura de um intento. Projetos pequenos são funcionais, mas não inovadores; são agradáveis, mas não essenciais; sobrevivem, mas não são definitivos.
   Jesus nasceu e com ele teve início a execução do maior e mais ousado sonho de Deus: salvar os homens do pecado. Naqueles dias muita coisa aconteceu – como acontece também todas as vezes que um grande projeto é colocado em ação: magos do Oriente vieram a Jerusalém, Herodes perturbou-se, e ele toda a cidade com ele, religiosos se debruçaram sobre pergaminhos espalhados sobre mesas, presentes foram dados ao menino salvador e pessoas começaram a sonhar. Comportamentos típicos dos que estão diante de algo grande.

Projetos pequenos são funcionais, mas não inovadores; são agradáveis, mas não essenciais; sobrevivem, mas não são definitivos.

   Quem lê sobre o nascimento dessa criança e visualiza aí uma grande e prodigiosa execução não deixa de concluir, portanto, que projetos de sucesso são peculiares pelas seguintes conseqüências:

  • 1. Mobilizam – de longe vieram os magos; 
  • 2. Incomodam – Herodes perturbou-se, e com ele, toda a cidade;
  • 3. Atraem – de humildes pastores a magos e reis, todos se interessaram pelo acontecido;
  • 4. Iluminam – de repente Belém, a menor entre as capitais de Judá, passou a ser o centro das atenções, isso sem contar a humilde casa onde estavam hospedados os pais do bebezinho;
  • 5. Dividem opiniões – os magos o adoraram e Herodes o sentenciou à morte;
  • 6. Não podem ser destruídos – avisado em sonhos, José escapou em tempo levando para o Egito o menino e sua mãe.

Você está em busca de um grande projeto? Algo que vai determinar, redirecionar e impactar a sua vida e a de muitos outros? Não tenha pressa; grandes projetos tendem a não nascer tão rapidamente. Fique atento, porém, e mantenha a sensibilidade treinada para perceber o grande momento. Lute pela essencialidade, funcionalidade, necessidade, durabilidade e produtividade do que for ser gerado.
Porém, se até hoje seus projetos não possuem estas características e nem mesmo mobilizam, incomodam, atraem, iluminam, dividem opiniões e se mantêm inabaláveis, talvez seja porque a hora do seu “eureka” ainda não chegou. Fique tranqüilo. Para todas as coisas há tempo e modo; e o coração do sábio saberá discernir tanto uma quanto a outra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comer peixe não basta.

GUIADOS PELA NUVEM

Sermão C.S. Lewis - "O peso de glória".