SEJA COMPLETO 

 Weslei Odair Orlandi 


 De longe, a pior sensação na alma de um ser humano, é a da “incompletude”. A falta de algo que complete uma vida, que dê a ela sentido pleno e satisfatório é, como disse Camões, uma dor que dói sem doer, mas ainda assim, terrível e letal. 
Quando Deus formou o primeiro homem e o colocou no Éden, deu a ele todas as condições necessárias para ser completo. O pecado estragou tudo isso e roubou dele a plenitude natural, automática e saudável a que tinha direito. Mas afinal, que condições eram essas? 
O que o Senhor deu aos homens para que fossem completos?
 Em primeiro lugar o Senhor deu-lhe parte de si mesmo. Em nenhum dos animais, aves ou peixes Ele soprou o fôlego de vida, a não ser no homem. Um aviso claro de que sem Ele o homem nada seria senão um boneco inerte, vazio e que não se bastaria em si mesmo. Blaise Pascal afirmou que “há no coração de todo homem um vazio no formato de Deus”. Dostoiéviski, por sua vez, afirmou que “existe no homem um vazio do tamanho de Deus”. Seja esse vazio no formato de Deus ou no tamanho dele, certo mesmo estava Agostinho quando afirmou: “fizeste-nos para Ti [Senhor] e inquieto está nosso coração, enquanto não repousa em Ti.”
 Em segundo lugar, o Senhor deu ao homem princípios de vida (mandamentos), não para cercear sua liberdade, mas para preservá-lo do mal. Antes da desobediência Adão e sua esposa viviam totalmente felizes, protegidos, supridos em tudo e gozavam da companhia diária do Senhor que os visitava. A desobediência tirou-os do jardim e roubou-lhes as alegrias que lá gozavam. Séculos mais tarde, por intermédio do profeta, o Senhor diria: “Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça como as ondas do mar (...) Para os perversos, todavia, não há paz” (Is 48.18,22).
 Em terceiro lugar, o Senhor deu ao homem uma companhia, alguém que era igual a ele, embora diferente. Imagine Adão no meio dos animais dando a eles nomes e cuidando de tudo. Todos estavam satisfeitos, menos ele. Faltava-lhe alguém que o completasse. Foi então, que o Senhor lhe deu uma mulher. Não somos inteiros e nem jamais o seremos nos relacionando apenas com os animais, a natureza, coisas e objetos. Nada substitui o calor de um abraço, a beleza de um sorriso, o valor de uma amizade e o prazer de uma boa conversa. Pets, celulares, livros, dinheiro e tantas outras alternativas jamais proporcionarão o prazer que Adão sentiu quando olhou para Eva e exclamou: “Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne”! 
Quer sentir-se completo?
 Volte-se para o Senhor. Renda-se à sua vontade. Considere, cultive e preserve o valor inestimável de uma companhia idônea. Poesia, música, festas e viagens ajudam. Mas ser completo de verdade só mesmo aceitando o velho e bom projeto de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comer peixe não basta.

GUIADOS PELA NUVEM

Sermão C.S. Lewis - "O peso de glória".